DICAS DO VETERINÁRIO

Avenida Castelo Branco, 18-16 / BAURU / SP.


HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

SEGUNDA a SEXTA : 9hs às 19hs

SABADOS: 9hs às 18 hs

ZAP (14) 99793-2933

ESCABIOSE

SARNA

  CÃES E GATOS

SARNA CANINA

A sarna canina é uma infecção de pele altamente contagiosa causada por ácaros. Estes parasitas se alojam nos cães, alimentando-se de sua pele, sebo e queratina.

A doença causa comichão intenso, onde os cães se coçam a ponto de surgirem feridas na pele e provocar queda dos pelos.

Existem três tipos de sarna, a sarcóptica (escabiose), a otodécica e demodécica (sarna negra). Cada uma delas é provocada por uma espécie diferente de ácaro e manifesta sintomas distintos.

Como saber se o cão está com sarna?

Os ácaros são parasitas que causam a sarna e com alto poder de contágio em outros cães e em pessoas.

SARNA SARCÓPTICA, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, é a mais conhecida. Pode ocorrer em todas as partes do corpo do cachorro, e em qualquer fase de sua vida. Como é transmissível para os humanos, o recomendado neste caso é que o tutor do cãozinho evite tocá-lo se não estiver usando algum tipo de proteção, como luvas. Seus principais sintomas são coceira intensa (que pode levar o cão a coçar, lamber e morder a região afetada), vermelhidão na pele, queda de pelos, crostas amareladas, manchas, bolhas e escoriações na pele e perda de apetite.

SARNA OTODÉCICA, afeta os ouvidos dos cães. Causada pelo ácaro Otodectes cynotis, a sarna de ouvido provoca forte prurido tanto na parte interna, quanto externa da orelha, acompanhado do acúmulo de cera. Devido a coceira em busca de alívio, podem aparecer feridas e inflamações nas orelhas do pet.

SARNA DEMODÉCICA, causada pelo ácaro Dermodex canis. Conhecia como Sarna Negra não tem cura, mas pode ser controlada com acompanhamento veterinário.  Ao contrário dos outros dois tipos, a sarna demodécida não causa coceira. Seus sintomas incluem feridas com secreções de cheiro forte, vermelhidão e descamação da pele, inchaço, manchas escuras, aspereza da pele nas partes atingidas, oleosidade e queda dos pelos. Essa sarna não é contagiosa como as outras.

O que fazer quando o cachorro está com sarna?

Logo que você notar que seu cãozinho apresenta sinais de coceira, vermelhidão, ferimentos no local e queda de pelos, deve rapidamente procurar   o veterinário de confiança. Somente ele poderá identificar o tipo de sarna e o tipo de remédios para o tratamento. Ao iniciar o tratamento com a medicação adequada, siga corretamente as instruções do seu veterinário e não interrompa o tratamento antes do prazo determinado. O cão deve ser isolado de outros animais até que esteja completamente são. Mantenha a higiene de seu cão em dia é fundamental, assim como do ambiente onde ele vive e circula, e de seus objetos, como brinquedos e caminhas. Para os pets que já foram contaminados e estão se recuperando, há alguns cuidados adicionais. Entre eles, suplementos vitamínicos, para reforçar o sistema imunológico, e substâncias de prevenção de parasitas, como pipetas ou comprimidos, encontrados em lojas especializadas.