DICAS DO VETERINÁRIO
Avenida Castelo Branco, 18-16 / BAURU / SP.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
SEGUNDA a SEXTA : 9hs às 19hs
SABADOS: 9hs às 18 hs
ZAP (14) 99793-2933
Avenida Castelo Branco, 18-16 / BAURU / SP.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
SEGUNDA a SEXTA : 9hs às 19hs
SABADOS: 9hs às 18 hs
ZAP (14) 99793-2933
Muitos tutores de cães não conhecem o perigo que essa doença pode causar no seu bichinho tão amado. A erliquiose é uma doença transmitida pelo carrapato, e por isso muitos a conhecem como doença do carrapato e se não for percebida logo no princípio dos primeiros sinais pode levar seu bichinho a óbito.
OBSERVE OS SINAIS
O carrapato contaminado pica o seu cachorro e a doença fica encubada de 7 a 21 dias. Durante este tempo os sintomas vão aparecendo gradativamente e é neste momento que você precisa ficar atento, pois quanto mais o tempo passa, mais a doença fica perigosa.
Por isso, se seu cachorrinho está mais lento, sonolento, comendo pouco, não se importando com brincadeiras e agradinhos é sinal que algo esta errado. Fique atento aos sinais pois com a progressão da doença seu cachorro pode ser acometido de uma profunda anemia, em alguns casos, irreversível.
A Erliquia é uma doenças que tem cura se você OBSERVAR.
Primeiramente saiba que quando o cachorro começa a recusar comida, e ficar apático por mais de um dia, é sinal de que algo está errado. Caso a apatia e a falta de apetite persistirem procure um veterinário que poderá dizer com conhecimento o que ele tem.
Se for confirmado o diagnótico para erliquia, siga corretamente as orientações de seu veterinário, comprando a mediação correta e obedecendo aos horários da aplicação. É muito comum o cachorro começar a melhorar com os procedimentos médicos e o tutor do animal suspender a medicação. Não faça isso, pois a doença pode voltar pior do que antes.
Como prevenir a erliquiose canina
Periodicamente, dedetize os ambientes por onde o animal circula com produtos específicos para dar fim às pulgas e aos carrapatos; Atente para as instruções de uso do produto, pois os animais não devem ingerir ou lamber locais molhados e com poças do produto.
Deixe seu cachorrinho protegido com o uso de medicamentos para pulgas e carrapatos, também pode optar coleiras ou pipetas apropriadas ao peso e tamanho.
Dê sempre uma olhada na pele do cachorro em busca de pulgas e de carrapatos, sobretudo nas orelhas, entre os dedos e no pescoço.
SINAIS A SEREM OBSERVADOS
SANGRAMENTO NASAL, URINA E FEZES
PETEQUIAS, MANCHAS VERMELHAS NA PELE
PEDA DE APETITE, VOMITO
FEBRE, APATIA, FRAQUEZA