VACINAÇÃO
A vacinação para cães é um dos cuidados mais importantes garantidos para os animais. Não só para manter os amiguinhos de quatro patas saudáveis, mas para garantir o bem-estar dos tutores, já que algumas doenças podem ser transmitidas entre os cachorros e as pessoas. Ao adquirir um filhotinho, ou mesmo adotar um animalzinho da rua você precisa imediatamente procurar um veterinário para lhe dar os primeiros cuidados necessários: vacinação e vermifugação. Ambos são de suma importância para que seu bichinho fique saudável. As vacinas que são aplicadas em nossos petz possuem a capacidade de proteger contra vários tipos de doenças. Temos a chamada V8, para 8 tipos de doenças e a V10, a mais usada, que cobre 10 tipos de doenças.
DOENÇAS QUE PODEM SER EVITADAS EM CACHORROS ATRAVÉS DA VACINAÇÃO
– Cinomose: é uma virose que ataca cães, afetando órgãos respiratórios, com febre e secreções purulentas, e também o sistema nervoso. É uma doença de grande letalidade.
– Parvovirose: é uma virose que infecta cães, afeta o trato digestório e causa diarreia, febre e imunossupressão. Também é uma doença de alta letalidade.
– Hepatite Infecciosa Canina: é uma virose que ataca o fígado dos cães, causando febre e diarreia sanguinolenta. Em casos mais graves, pode afetar o Sistema Nervoso e causar a morte.
– Adenovirose: é uma virose que causa sinais respiratórios graves nos cães, como tosse seca e constante, espirros, febre, secreções, etc. Se não for tratada, pode evoluir para pneumonia e levar a morte do animal.
– Coronavirose ou Gastroenterite Contagiosa Canina: é uma virose que causa problemas no trato digestório do animal, provocando sinais semelhantes aos da Parvovirose.
Parainfluenza: é uma virose que causa sinais respiratórios como tosse, secreções e febre.
– Leptospirose: é uma virose zoonótica (ou seja, pode ser transmitida para humanos), que causa desânimo, vômitos e hemorragias. O contágio ocorre pela urina de ratos e pode levar ao óbito do animal.
Antirrábica:
– Raiva: é uma virose zoonótica transmitida através da saliva de animais contaminados. A partir daí o vírus se instala no Sistema Nervoso e causa desorientação e agressividade.
DOENÇAS QUE PODEM SER EVITADAS EM GATOS ATRAVÉS DA VACINAÇÃO
V4 (Quádrupla):
– Panleucopenia: é uma virose comparada à Cinomose canina por provocar sintomas no trato digestivo, respiratório e no sistema nervoso central.
– Calicivirose (CVF): é uma virose que atinge diretamente o sistema respiratório de gatos, sendo altamente contagiosa através da secreção liberada por animais contaminados.
– Rinotraqueíte: também é uma virose que atinge diretamente o sistema respiratório de gatos, causando descargas nasais e oculares.
– Clamidiose: é uma doença bacteriana que afeta os olhos dos animais, causando conjuntivite e rinite.
V5 (Quíntupla):
– Todas as anteriores
– Leucemia Felina (FeLV): é uma grave doença viral comparada à Leucemia humana. Provoca imunossupressão no animal, tornando-o susceptível a outras doenças
Antirrábica:
– Idem à Raiva Canina
Protocolo de vacinação canina
É importante saber quando cada uma das vacinas deve ser administrada. Nesse sentido, é recomendado montar uma tabela de vacinação para cães, específica para o pet. Em geral, o calendário segue algumas datas.
Protocolo vacinal v10
Inicio com 45 dias
1° com 45 dias, depois mais 2 doses com intervalo de 21 dias
Raiva
Dose única junto com a ultima dose de v10